Suplementos

L-Carnitina | Emagrece? Como e Quando Tomar? Benefícios

O que é a L-Carnitina?

A L-Carnitina é um composto natural encontrado na maioria, se não em todos, tecidos de mamíferos, incluindo o cérebro. Embora a carnitina possa ser obtida na dieta e sintetizada nos rins, fígado e cérebro, é considerada um nutriente “condicionalmente essencial” para seres humanos sob circunstâncias específicas quando os níveis intracelulares são baixos. Isto inclui bebês prematuros, idosos, diabetes e condições genéticas resultando em deficiência de carnitina primária ou secundária. (1)

A Carnitina é um composto solúvel em água que os seres humanos podem obter tanto pela ingestão de alimentos quanto pela síntese endógena a partir da trimetil-lisina. A maior parte da l- carnitina é intracelular, estando presente predominantemente no fígado, músculo esquelético, coração e rim. (2)

O nosso corpo produz carnitina no fígado e rins através da lisina e metionina. A Carnitina em humanos é sintetizada endogenamente e obtida através da ingestão de alimentos. (2) Principalmente a partir da carne vermelha e laticínios. Há também suplementos dietéticos contendo o isômero L (L-carnitina) com alta pureza. (1)

A L-Carnitina é habitualmente associada à perda de peso. Isso acontece pois ajuda o corpo a produzir energia ao transportar ácidos graxos.

Estudos demonstram que a suplementação com L-Carnitina permite melhorar a performance física, auxiliando assim na hipertrofia muscular.

Em média, o corpo armazena cerca de 20g de L-Carnitina, estando a maioria armazenada no músculo esquelético.

No entanto, esta quantidade não será suficiente para obter benefícios, e por isso a suplementação com doses extras de L-Carnitina é comum para melhorar os resultados.

 


A L-Carnitina emagrece?

A L-Carnitina funciona principalmente para transportar ácidos graxos de cadeia longa ativados (acil-CoAs graxos de cadeia longa) para a mitocôndria para degradação por β-oxidação (1). Estando essencialmente concentrada em tecidos que utilizam a gordura como uma fonte energética.

Ela funciona como uma ponte para os ácidos graxos de cadeia longa dos alimentos ao transportá-los para as mitocôndrias.

Este processo permite a metabolização dos ácidos graxos, e assim utilizá-los como uma fonte de energia.

Logo, podemos dizer que a L-Carnitina é benéfica para o menor acumulo de gordura corporal. Ela facilita a utilização dos ácidos graxos como fonte energética, evitando assim que eles sejam armazenados. Além disso, temos o claro benefício em termos de energia, que irá melhorar a performance física, o que leva também a benefícios na perda de gordura.

Mais L-Carnitina = Mais energia para treinar = Melhores resultados

Não há estudos que relatem de forma definitiva a relação direta da perda de peso com a suplementação de L-Carnitina, mas são conhecidos os benefícios sobre o exercício aeróbico, melhorando assim a performance.

Cafeína | O que é? Para que serve e benefícios? Quanto tomar

Suplementos

Cafeína | O que é? Para que serve e benefícios? Quanto tomar

2017-11-30 12:24:36Por Geórgia Bachi


Os benefícios da L-Carnitina

A L-Carnitina está ligada a vários benefícios, entre os quais:

  • emagrecimento
  • melhoria da performance física
  • melhoria da saúde e bem-estar
  • aumento da concentração

Além dos itens acima, a também relação entre pacientes com hipotireoidismo que apresentam sintomas relacionados à fadiga, apesar da substituição adequada do hormônio tireoidiano. O hormônio da tiróide desempenha um papel essencial na importação e oxidação de ácidos graxos dependentes de carnitina (3)

Um estudo realizado com 60 pacientes que, mesmo com uso de hormônio da tireóide, ainda apresentavam fadiga receberam L-carnitina ( n = 30, 990 mg L-carnitina duas vezes ao dia ) ou placebo ( n = 30) por 12 semanas. Após 12 semanas o escore de fadiga mental foi significativamente reduzido pelo tratamento com L-carnitina comparado com placebo (3)

A administração de L-carnitina é eficaz em melhorar a eliminação de glicose mediada por insulina e armazenamento tanto em indivíduos saudáveis e em doentes diabéticos tipo 2. Podendo estar associada ao impedimento do aumento da gordura corporal associada à alta ingestão de carboidratos (2)

O argumento sobre aumento da performance através da L-Carnitina baseia-se na sua capacidade de aumentar o metabolismo das células de gordura, o que aumenta a energia e permitindo melhorar o rendimento atlético durante mais tempo.

Devido à capacidade de transportar os ácidos graxos para as células a serem oxidados (utilizados como energia), foram realizados vários estudos a fim de verificar o efeito na composição corporal. Pois, existindo a possibilidade de melhorar a performance por permitir realizar exercícios de alta intensidade por mais tempo, seria benéfico também para a perda de gordura.


Como e quando tomar?

A dose diária recomendada de L-Carnitina está entre as 2-3g, divididas entre duas a três doses ao dia.

Pode ser consumida em diferentes momentos do dia, sendo o mais usual entre refeições.

Usada como pré-treino, cerca de 30 a 60 minutos antes de treinar, é uma boa opção também.

Segundo estudo a suplementação de l- carnitina em curto prazo não aumenta a oxidação lipídica durante o exercício a 70% do VO2 máx. e nem poupa o glicogênio do músculo esquelético durante o exercício de qualquer intensidade. No entanto, a longo prazo (24 semanas) a suplementação de L-carnitina em combinação com carboidrato reduz a utilização de glicogênio no músculo esquelético durante exercício de baixa intensidade (50% do consumo máximo de oxigênio), sugerindo um aumento na utilização de lipídios. (2)


Conclusão

Com os variados benefícios referidos anteriormente, a l-carnitina pode ser de grande valia para muitos praticantes de esportes para melhora do rendimento.


Produtos para alto rendimento


1- FERREIRA, Gustavo C.; MCKENNA, Mary C. L-Carnitine and acetyl-L-carnitine roles and neuroprotection in developing brain. Neurochem Res. 2017 Jun; 42(6): 1661–1675.

2- ADEVA‐ANDANY María M. et al. Significance of l‐carnitine for human health. IUBMB Life. 2017 Ago; 69 (8): 578-594

3- AN, Jee Hyun et al. L-carnitine supplementation for the management of fatigue in patients with hypothyroidism on levothyroxine treatment: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Endocr J. 2016, Outubro; 63 (10): 885-895.



Geórgia Bachi

Geórgia Bachi

Escritor e especialista

A autora Geórgia Bachi é nutricionista registrada no Conselho Regional de Nutricionista, Sistema brasileiro que possui como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas). Bacharel em Nutrição pela Universidade Feevale e Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul, onde estudou sobre as funcionalidades do Whey Protein quanto a redução de peso corporal; e atualmente cursando pós-graduação em Gestão Estratégica.   Possui dois livros publicados: "Dieta com whey protein" e "Nutrição muito além da alimentação", editora Matrix. Rotineiramente participa na elaboração de diversos artigos para revistas e sites sobre alimentação e nutrição esportiva.   Experiência profissional nas áreas: acadêmica, industrial, hospitalar e nutrição social. Atualmente realiza atendimentos clínico com enfoque em esporte e emagrecimento, atuando também como professora universitária. Maiores informações sobre experiencias anteriores no link: https://www.linkedin.com/in/ge%C3%B3rgia-bachi-71ab3448/


Clique aqui Clique aqui e veja todas as ofertas