Suplementos

Cafeína | O que é? Para que serve e benefícios? Quanto tomar

A cafeína é uma das principais razões pelas quais milhares de pessoas consomem café e saboreiam este presente divino em forma líquida.

Seja pela manhã, pela tarde ou para dar aquela motivação extra para o treino, o café, possivelmente, te motiva nos desafios do dia-a-dia!

De fato, este estimulante natural é um dos ingredientes mais utilizados pelo mundo. Entretanto, muitas vezes está associado a alguns efeitos negativos, principalmente quando falamos sobre o sono ou ansiedade, por outro lado não é difícil localizar estudos modernos que mostram que o seu consumo está relacionado com diversos benefícios para a nossa saúde, como por exemplo na prevenção de doenças e melhora do humor.

Vamos então conhecer tudo sobre a cafeína.

 


O que é a cafeína?

A cafeína é um estimulante natural encontrado geralmente no chá, café e no cacau. Trabalha através da estimulação do cérebro e do sistema nervoso central, ajudando-te a ficar alerta, além de prevenir os sintomas de cansaço e fadiga.

Estimulante do sistema nervoso central, da função cardíaca, da circulação sanguínea e da liberação de adrenalina, que por sua vez estimula uma grande variedade de tecidos, potencializam a contração muscular, elevam o índice de quebra de glicogênio muscular e hepático (1).


Quando foi descoberta e fatos interessantes?

Os historiadores têm registros que o primeiro chá teria sido preparado no longínquo ano de 2737 AC. Já o café, anos depois, foi descoberto por um pastor etíope ao notar a energia extra que as suas cabras tinham ao consumi-lo.

Bem mais tarde no final do século XIX chegaram os refrigerantes com cafeína e posteriormente vieram as bebidas energéticas, dando injeções rápidas de elevadas doses de cafeína, comumente utilizada para atividades de alto rendimento, porém muitas vezes pecam pela quantidade de açúcares.

Atualmente 80% da população mundial consome produtos com cafeína de forma diária.

  • Maior produtor do mundo: Brasil com cerca de 40% da quota mundial
  • Café como comida: originalmente o café era consumido como uma refeição. Como um snack.
  • Café é uma fruta: sim, é verdade. De um fruto semelhante a um feijão.
  • Pode ser letal: uma dose de aproximadamente 100 cafés levar-te-á a uma overdose de café.
  • O cheiro do café: somente por cheirar café, o teu cérebro irá sentir-se mais desperto.
  • Descafeínado: contém também uma pequena dose de cafeína.

Para que serve a caféina?

A cafeína depois de consumida entra rapidamente na corrente sanguínea. Depois disso será encaminhada para o fígado e depois metabolizada em compostos que irão afetar essencialmente o nosso cérebro.

O seu funcionamento passa por bloquear o efeito da adenosina. A adenosina é um neurotransmissor que relaxa o cérebro causando sintomas de cansaço. Os níveis de adenosina aumentam ao longo do dia, fazendo com que se sinta cansado à medida que o tempo passa.

A cafeína ajuda a manter o estado de alerta ao se conectar aos receptores de adenosina, bloqueia o efeito deste neurotransmissor, e consequentemente evita o cansaço.

Pode também ajudar a aumentar os níveis sanguíneos de adrenalina, e aumentar a atividade cerebral do neurotransmissor dopamina. Esta combinação estimula o cérebro e promove um estado de grande alerta, da mesma forma que drogas psicoativas, trazendo posteriormente sensações como ansiedade e nervosismo.

O funcionamento da cafeína é bastante rápido. Por exemplo, a cafeína de um café em 20 minutos está na corrente sanguínea e em uma hora atinge o máximo de efetividade, levando até 6 horas para ser eliminada do organismo.

cafeína pura

 


Quais são os benefícios da cafeína?

 Melhoria do humor e da função cerebral

 Melhora a memória

 Estudo demonstraram uma redução de até 60% em doenças cerebrais, como Parkinson e Alzheimer.

 Aumento do metabolismo

 Ajuda na perda de peso: devido sua ação estimulante, favorecendo a performance durante o exercício físico.

 Reduz o risco de diabetes do tipo 2

  Auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer devido sua ação antioxidante.

A cafeína comumente é utilizada por atletas como substância ergogênica, previamente à realização de exercícios físicos, com o intuito de protelar a fadiga e consequentemente aprimorar o desempenho atlético (2).

Embora o café traga diversos benefícios existem situações que requerem atenção quanto ao seu consumo, como em casos de pressão alta, problemas cardíacos, gastrite, excesso de ansiedade e insônia.

Extrato de chá verde emagrece? Benefícios

Suplementos

Extrato de chá verde emagrece? Benefícios

2016-06-06 10:54:58Por Geórgia Bachi

 


Fontes de dose comum de cafeína

Substância encontrada em diversos produtos alimentícios como o café e chocolate, assim como em forma de suplementação, comumente utilizadas por atletas para melhora de performance (1)

A cafeína como já foi referido está presente em diversos alimentos e bebidas. Seguem alguns exemplos:

 Expresso: 80 a 120mg de cafeína

 Bebidas energéticas: 80 a 160mg de cafeína

 Chá preto: 40mg

 Refrigerantes com cafeína: 35 a 45mg

 Chá verde: 20mg

 Chocolate amargo:  uma barra de chocolate amargo terá cerca de 31 mg

 Cápsulas para perder peso: algumas doses diárias são o equivalente a 12 xícaras de café

 Analgésicos: muitos medicamentos deste tipo contêm cafeína para ajudar na diminuição da dor

 Leite com achocolatado: entre 2 a 7 mg

 Erva mate: entre 65 a 130 mg

“Após sua ingestão, a absorção da cafeína no trato intestinal acontece de forma rápida e completa, atingindo geralmente o pico médio de concentração plasmática entre 30 a 45 minutos, com uma meia vida plasmática de aproximadamente 3 a 7 horas” (3)


 

Produtos ricos em cafeína


1- SANTOS, André Luís Prudêncio et al. EFEITO DA CAFEÍNA NO ORGANISMO. Rev. Saberes, Rolim de Moura, III Ciclo Científico da Faculdade São Paulo – FSP, vol. 3, n. Esp. jul./dez., p. 45-52, 2015

2- ALTIMAR, Leandro Ricardo et al. Cafeína: ergogênico nutricional no esporte. Rev. Bras. Ciên. e Mov., Brasília, v. 9 n. 3 p., julho 2001

3- AGUIAR, Rafael Alves et al.  Efeito da ingestão de cafeína em diferentes tarefas de tempo de reação. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 465-476, abr./jun. 2012



Geórgia Bachi

Geórgia Bachi

Escritor e especialista

A autora Geórgia Bachi é nutricionista registrada no Conselho Regional de Nutricionista, Sistema brasileiro que possui como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas). Bacharel em Nutrição pela Universidade Feevale e Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul, onde estudou sobre as funcionalidades do Whey Protein quanto a redução de peso corporal; e atualmente cursando pós-graduação em Gestão Estratégica.   Possui dois livros publicados: "Dieta com whey protein" e "Nutrição muito além da alimentação", editora Matrix. Rotineiramente participa na elaboração de diversos artigos para revistas e sites sobre alimentação e nutrição esportiva.   Experiência profissional nas áreas: acadêmica, industrial, hospitalar e nutrição social. Atualmente realiza atendimentos clínico com enfoque em esporte e emagrecimento, atuando também como professora universitária. Maiores informações sobre experiencias anteriores no link: https://www.linkedin.com/in/ge%C3%B3rgia-bachi-71ab3448/


Clique aqui Clique aqui e veja todas as ofertas