Suplementos

Leucina | O que é? Para que serve e benefícios

leucina é um dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), um grupo de aminoácidos muito importante para a saúde muscular. É também um aminoácido abundante no whey protein, sendo essa uma das razões para os grandes benefícios em termos musculares que este suplemento nos oferece.

Como funções básicas e por ser um nutriente estrutural, a Leucina, em conjunto com os demais aminoácidos, é responsável pelos processos anabólicos corporais, o que inclui a construção e manutenção dos tecidos; a formação de enzimas, de hormônios e de anticorpos, além de ser uma importante fonte de energia. (1)


Aminoácidos essenciais

Existem nove aminoácidos essenciais, sendo que três deles são os aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAAs são compostos pela isoleucina, valina e claro, pela leucina. Estes três aminoácidos têm uma particularidade: não são degradados pelas enzimas no fígado, e têm uma maior liberdade em entrar nos tecidos do nosso corpo.

Os BCAAs oferecem vários benefícios a quem treina musculação, como por exemplo na redução do catabolismo muscular. Mas o que existe de importante no aminoácido mais presente no BCAA, a leucina? O que faz este composto tão especial e essencial?

Algumas funções incluem:

  • Estimula o crescimento muscular.
  • Consegue melhorar a sensibilidade à insulina.

Além de a leucina favorecer a síntese proteica muscular, também regula o metabolismo de células de gorduras (2)

10 alimentos ricos em aminoácidos

Nutrição

10 alimentos ricos em aminoácidos

2018-01-31 14:43:58Por Geórgia Bachi


Para que serve? Benefícios

✓ Formação muscular

A leucina é considerada um dos aminoácidos mais importantes que temos para a síntese proteica. Ele torna a velocidade da síntese proteica muscular mais rápida, quando compara a outros aminoácidos, promovendo assim o aumento da massa muscular.

A administração oral de leucina produz ligeiro e transitório aumento na concentração de insulina sérica, fato este que age na estimulação da síntese proteica induzida por este aminoácido, mecanismo este que parece estar relacionado com a capacidade da insulina em aumentar o fluxo de sangue e de aminoácidos para proporcionar o tecido muscular esquelético (3)

✓ Activação mTOR

Diversos estudos sugerem que a leucina ativa o mecanismo mTOR, mecanismo vinculado a produção muscular. O papel da leucina não se limita a ser o condutor da síntese proteica, como também regula todo o processo. Assim, níveis elevados de leucina favorecem a formação de maior volume de  massa muscular.

Dentre todos os aminoácidos, a leucina recebe destaque por induzir a liberação de insulina, por estimular a síntese proteica, reduzir a proteólise e, portanto, favorecer o balanço nitrogenado positivo. Estes efeitos acontecem pelo fato da leucina ativar a proteína alvo da rampamicina em mamíferos (mTOR), a qual ativa uma cascata de eventos bioquímicos intracelulares que culminam na fosforilação de proteínas envolvidas na etapa de tradução proteica (VIANNA, 2009). Especula-se a possível existência de receptores de membrana sensíveis à estimulação induzida por aminoácidos essenciais, entre eles a leucina (ZANCHI et al., 2009).


Dose e como tomar leucina

Pesquisas constataram que o uso de altas doses (3 a 7 g) de leucina produziu modificações anabólicas na síntese e degradação de proteína e no balanço nitrogenado, possivelmente por promover a supressão da degradação de proteínas no músculo sem apresentar efeito adicional sobre a síntese protéica. Em contrapartida, baixas doses de leucina otimizaram a síntese protéica no músculo; contudo, não demonstram efeito sobre a proteólise deste tecido (2)

Segundo Gonçalves (2013) pesquisas realizadas demonstram que a suplementação com 4g de leucina por dia, podem ser utilizados para melhorar o desempenho de força durante um programa de aumento de resistência em participantes destreinados. (3)


Produtos ricos em Leucina


1- DIAS, Raquel da Luz. Efeito da suplementação de leucina sobre a proliferação de pré-osteoblastos da linhagem MC3T3-E1. Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul Faculdade De Medicina. Programa De Pós-Graduação Em Medicina E Ciências Da Saúde. Porto Alegre, junho de 2016

 

2- VIANNA, Daiana. Efeito da suplementação crônica com leucina na composição corporal e em parâmetros metabólicos de ratos envelhecidos. Universidade de São Paulo faculdade de ciências farmacêuticas. Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos Area de Nutrição Experimental. São Paulo: 2009.

3- GONÇALVES, Luciana Aparecida. A suplementação de leucina com relação à massa muscular em humanos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 7. n. 40. p.212-223. Jul/Ago. 2013. ISSN 1981-9927

ROGERO, Marcelo Macedo; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos atuais sobre aminoácidos de cadeia ramificada e exercício físico. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 44, n. 4, out./dez., 2008

ZANCHI, Nelo Eidy et al. Suplementação de leucina suplementação de leucina de leucina: nova estratégia: nova estratégia antiatrófica? Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2009, 8 (1): 113-122



Geórgia Bachi

Geórgia Bachi

Escritor e especialista

A autora Geórgia Bachi é nutricionista registrada no Conselho Regional de Nutricionista, Sistema brasileiro que possui como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas). Bacharel em Nutrição pela Universidade Feevale e Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul, onde estudou sobre as funcionalidades do Whey Protein quanto a redução de peso corporal; e atualmente cursando pós-graduação em Gestão Estratégica.   Possui dois livros publicados: "Dieta com whey protein" e "Nutrição muito além da alimentação", editora Matrix. Rotineiramente participa na elaboração de diversos artigos para revistas e sites sobre alimentação e nutrição esportiva.   Experiência profissional nas áreas: acadêmica, industrial, hospitalar e nutrição social. Atualmente realiza atendimentos clínico com enfoque em esporte e emagrecimento, atuando também como professora universitária. Maiores informações sobre experiencias anteriores no link: https://www.linkedin.com/in/ge%C3%B3rgia-bachi-71ab3448/


Clique aqui Clique aqui e veja todas as ofertas