Suplementos

Shake de Proteína com Leite ou Água | Qual é a diferença?

Você tem sua proteína, conhece todos os benefícios de como ela permite que você absorva e rapidamente faça a digestão de toda a proteína de que precisa imediatamente antes, durante e após um treino, e você está começando a ver e sentir a diferença. O rótulo orienta você a misturar com água ou leite. Então, você deve tomar seu shake de proteína com leite ou água – certamente os resultados não são diferentes, são?

Esta é uma pergunta que surge para todos, desde iniciantes até atletas profissionais, e desde pessoas que tentam reduzir o peso até aquelas que estão tentando construir. Este artigo responderá às suas perguntas e explicará os benefícios de ambas as abordagens.

Vá direto para:

Você deveria tomar um shake de proteína com leite ou água?

Vamos tentar evitar ficar em cima do muro aqui, então desculpe-nos quando começarmos dizendo que depende. Não há apenas um benefício para cada forma – existem vários, mas realmente depende de quais são seus objetivos.

Ao construir massa e músculos, misturar sua proteína com leite produzirá melhores resultados. Para quem quer crescer de uma forma mais enxuta, tonificar ou cortar calorias, a água é o caminho a percorrer. Tudo se resume à nutrição, pois é exatamente por isso que você está bebendo shakes de proteína em primeiro lugar.

  

Benefícios dos shakes de proteína misturados com leite 

Proteína no Leite 

Para ganho muscular, existem algumas vantagens sérias em consumir seu shake de proteína com leite. Caseína e Whey Protein são as duas proteínas de alta qualidade encontradas no leite, em uma proporção de aproximadamente 80% de caseína para 20% de whey protein (soro de leite).1 O Whey Protein tem uma taxa de digestão rápida – perfeita para reabastecer os músculos após um treino – enquanto a proteína de caseína é digerida a uma taxa mais lenta e estável, alimentando a síntese de proteína muscular por longos períodos de tempo.1 

Não nos leve a mal – você obviamente obtém uma porção de proteína em seu shake de proteína misturado com água, mas adicioná-lo ao leite lhe dará uma vantagem, fornecendo-lhe mais proteína. Quanto? Cada xícara de leite que você adiciona à sua proteína já contém 8 gramas de proteína.2 Ao misturar com um scoop de proteína em pó, você está se abastecendo com uma poderosa dose de mais de 30 gramas de proteína. 

O leite pode ajudar diretamente seus músculos a se recuperarem e se reconstruírem após um treino de força rigoroso. Na verdade, construir massa muscular magra traz muito mais benefícios do que apenas parecer musculoso. Pode ajudar a controlar a gordura corporal e o equilíbrio calórico, bem como reduzir o risco de doenças e enfermidades comuns.3

O leite é a escolha óbvia para qualquer um que esteja tentando crescer – especialmente os hard gainers que lutam para acumular massa suficiente para mudar seu tipo de corpo. O leite é uma boa fonte de gorduras e carboidratos para isso. Os carboidratos não só ajudam você a aumentar o tamanho e ajudar na recuperação muscular após uma sessão de levantamento de peso, mas também fornecem a energia para fazer o trabalho na academia. 

Se você é um vegano que busca construir massa muscular, o leite de soja é o melhor para obter uma dose adicional de proteína com 8g de proteína por xícara. 

 

Sabor

Nutrição à parte, muitas pessoas recomendam o leite como mistura apenas pelo sabor, pois dá uma sensação na boca mais cremosa e um sabor ligeiramente mais doce, satisfazendo os desejos dos gulosos e deixando você se sentindo mais satisfeito. 

 

Desvantagens dos shakes de proteína misturados com leite

Tomar o seu shake de proteína com leite pode não ser a melhor escolha se você tem sensibilidade à lactose – neste caso, pode causar problemas estomacais. Embora o leite não seja rico em calorias, ele ainda aumenta suas calorias e macros para o dia. Se você está cortando a ingestão de calorias, este é um lugar fácil de reduzir calorias.

milk or water for protein shake

 

Benefícios dos shakes de proteína misturados com água

Eles são melhores para quem está buscando reduzir calorias

A água não tem calorias. O principal benefício de tomar sua proteína com água em vez de leite se resume ao controle de peso.

Os ganhadores de massa se beneficiarão com o leite, mas se você está tentando controlar seu peso enquanto obtém sua proteína, a água está do seu lado. Um scoop da proteína em pó média misturada com apenas uma xícara de leite tem cerca de 270 calorias. Um shake de proteína misturado com água geralmente tem apenas 110 calorias.

O mesmo vale para carboidratos e gorduras. Vamos deixar claro que você precisa de carboidratos e gorduras não apenas para ganho muscular, mas também para a saúde em geral. Para contadores de macronutrientes, carboidratos e gorduras são uma área à qual você prestará atenção especial.

O leite contém carboidratos. Embora tenhamos mencionado acima as vantagens dos carboidratos no leite (que todos devem ter em mente), os carboidratos podem ser algo que você está cortando em outro lugar e não quer em abundância no seu shake pós-treino.

O leite é uma fonte de gordura. Embora o seu corpo precise de gordura, se você quer um shake de proteína com a menor quantidade de gordura possível, então a água é o caminho a percorrer. Para lhe dar uma ideia melhor do que exatamente você está consumindo, cada copo de 250ml de leite integral fornece 8,3 gramas de gordura e 4,8 gramas de gordura saturada.

Uma boa proteína em pó é feita para ficar gostosa com leite ou água, então você não precisa se preocupar em perder o sabor com seu shake à base de água.

Nosso Clear Whey e Clear Vegan Whey, no entanto, são ambos feitos especialmente para misturar com água, e o sabor e textura são a de um suco de frutas. E definitivamente não recomendamos misturar este com leite.

 

Eles podem ser digeridos mais facilmente

Usar água em vez de leite em seus shakes de proteína pode causar menos desconforto estomacal e inchaço se você for sensível à lactose. Você pode se sentir mais leve e magro se usar água ao invés de misturar com leite. 

 

Conclusão

Então, você deve tomar seu shake de proteína com leite ou água? Prove à parte, existem algumas diferenças sérias entre tomar sua proteína com leite e água. A água é ideal se o seu objetivo é perder peso, fornecendo proteínas ao mesmo tempo que minimiza as gorduras e carboidratos encontrados no leite. Essas gorduras e carboidratos não devem ser ignorados pelos construtores e ganhadores de músculos, que se beneficiarão enormemente com a proteína extra encontrada no leite. 

 

FAQs

Devo tomar meu shake de proteína com leite ou água?

Se seu objetivo é aumentar a massa, misturar proteína em pó com leite pode ser mais benéfico. Se seu objetivo é perder peso, misture com água. 

Quais são os benefícios de tomar shakes de proteína com leite?

Misturar proteína em pó com leite fornece mais proteína do que misturar com água. O leite também contém gorduras e carboidratos, essenciais para a recuperação muscular. 

Quais são os benefícios de tomar shakes de proteína com água?

A água não contém calorias, o que significa que se o seu objetivo é perder peso, tomar o seu shake de proteína com água pode ser preferível ao leite.

 

Gostou do post? Clique aqui e se inscreva na nossa lista para receber artigos atualizados e descontos exclusivos.


  1. Luhovyy, B. L., Akhavan, T., & Anderson, G. H. (2007). Whey proteins in the regulation of food intake and satiety. Journal of the American College of Nutrition26(6), 704S-712S. 
  2. Guzmán‐González, M., Morais, F., Ramos, M., & Amigo, L. (1999). Influence of skimmed milk concentrate replacement by dry dairy products in a low fat set‐type yoghurt model system. I: Use of whey protein concentrates, milk protein concentrates and skimmed milk powder. Journal of the Science of Food and Agriculture79(8), 1117-1122. 
  3. Frestedt, J. L., Zenk, J. L., Kuskowski, M. A., Ward, L. S., & Bastian, E. D. (2008). A whey-protein supplement increases fat loss and spares lean muscle in obese subjects: a randomized human clinical study. Nutrition & metabolism5(1), 1-7. 


Claire Muszalski

Claire Muszalski

Escritor e especialista

Claire é uma dietista registrada pela Academy of Nutrition and Dietetics  e coach certificada em Saúde e Bem Estar pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. Graduada em Biologia e pós-graduada em Dieta Clínica e Nutrição pela Universidade de Pittsburgh.

Claire ama escrever e conversar sobre alimentação e fitness, usando suas próprias experiências para ajudar os outros na busca por saúde e bem estar.

Claire também é uma treinadora certificada de ciclismo indoors e usa corrida e yoga como energizantes físicos e mentais. Quando ela não está treinando, ela está torcendo para seu time local ou cozinhando com a família.

Conheça mais sobre a experiência de Claire aqui.


Clique aqui Clique aqui e veja todas as ofertas