Nutrição

Probióticos | O que são? Em cápsulas ou natural? Benefícios e dicas.

O que são probióticos

Existem mais bactérias dentro de uma pessoa do que pessoas em todo o mundo. Os probióticos são bactérias benéficas, essenciais a nossa saúde, que vivem principalmente no nosso intestino, porém, proporcionam saúde para todo o nosso corpo.

Manter a microbiota intestinal em desequilíbrio, é o mesmo que deixar uma porta do corpo aberta para as doenças, o que geralmente ocorre com o uso de antibióticos ou quando não se tem uma alimentação saudável e equilibrada, rica em fibras e nutrientes.

Probióticos são micro-organismos, na maioria semelhantes às bactérias benéficas que ocorrem naturalmente no intestino humano, têm sido amplamente estudados em uma variedade de doenças gastrointestinais. As espécies mais estudadas incluem Lactobacillus, Bifidobacterium e Saccharomyces. Sendo estes probióticos seguros para bebês, crianças, adultos e idosos, porém recomenda-se cautela em populações imunologicamente vulneráveis (1)


Probióticos: benefícios e dicas

Essas bactérias que irão facilitar a digestão e a absorção de todos os nutrientes que ingerimos, ou seja, não basta ingerir alimentos ricos em nutrientes, também precisamos nos certificar que o corpo está conseguindo utilizá-los. Porém, os benefícios vão muito além, por exemplo:

  • Auxilia o corpo no combate de doenças: a lista é grande, podemos destacar a azia, diarreia, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, inflamação intestinal, candidíase, hemorroidas, infecção urinária, hipertensão, obesidade, entre outras.
  • Apoia a manutenção do nosso sistema imunológico: irá impedir que bactérias ruins se proliferem no nosso intestino;
  • Ajuda a digerir alimentos: prevenindo alergias e intolerâncias alimentares.

Evidências indicam que a microbiota intestinal e /ou interações entre a microbiota e o sistema imune do hospedeiro estão envolvidas na patogênese da doença inflamatória intestinal. Desta forma, diferentes estratégias terapêuticas visam aprimorar a microbiota intestinal, desta forma os probióticos ganham destaque. (2)


5 alimentos ricos em probióticos

Alguns alimentos são, naturalmente, ricos em bactérias do bem. Abaixo seguem alguns exemplos:

1. Iogurte: Aqui não estamos falando de bebida láctea e sim iogurte natural – vale a regra de ler o rótulo, verá que são diferentes. Infelizmente, a pasteurização mata a maioria das bactérias, e, desse modo, o iogurte caseiro será sempre a melhor opção.

2. Kefir: Apesar de existir a séculos, o Kefir ganhou popularidade há poucos anos no Brasil. Se trata de um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte. Entretanto, possui um teor mais elevado e diversificado de bactérias do bem e leveduras;

3. Leite fermentado: normalmente localizado na mesma seção dos iogurtes em supermercados, o leite fermentado é adicionado de Lactobacillus pela indústria. Geralmente são comercializados em pequenas embalagens, para garantir benefícios ao organismo sem provocar reações negativas pelo seu excesso.

4. Kombucha: É uma bebida milenar feita a partir de chá preto adoçado. Costuma ser comparado com o kefir porque ambos se tratam de bebidas probióticas fermentadas, porém, ao invés do leite a Kombucha é fermentada com chá, a partir de uma cultura de microrganismos chamada cogumelo de kombucha ou scoby, que tem aparência similar à de uma panqueca pegajosa.

5. Produtos fermentados à base de soja: Miso, Natto e Kimchi, são ricos em bactérias benéficas, são comuns no Japão, onde é usado também como alimento medicinal há mais de 2000 anos. Podem ser fermentados com arroz, cevada e soja.

alimento com probióticos


Suplementar com probióticos: por que? Em cápsulas ou natural?

Os probióticos, além de estarem presentes nos alimentos citados anteriormente, também são comercializados em cápsulas. Recomendamos que probióticos em cápsulas sejam armazenados na geladeira.

Como essas bactérias são “vivas” ao consumir os alimentos podemos, quando mal armazenados, estarmos ingerindo também bactérias de má qualidade. O mesmo não ocorre com os suplementos, onde, em geral, são elaborados dentro de laboratórios com maior segurança alimentar, sendo assim um dos benefícios de consumir probióticos em cápsulas. Quanto maior a diversidade e quantidade de probióticos, de regra, melhor será o suplemento. No caso do Probiótico Diário da Myprotein, o blend probiótico inclui: Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus gasseri, Bifidobacterium bifidum, Saccharomyces boulardii, Lactobacillus fermentum.

Geralmente devem ser empregados antes ou logo após as principais refeições, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e chegarem ainda em grande volume ao intestino, onde posteriormente irão se multiplicar através dos prebióticos, que são fibras que os probióticos se alimentam para se multiplicarem dentro do nosso intestino.

Os principais probióticos consumidos são:

  • Lactobacillus acidophilus
  • Lactobacillus casei shirota
  • Lactobacillus casei variedade rhamnosus
  • Lactobacillus casei variedade defensis
  • Lactobacillus paracasei
  • Lactococcus lactis
  • Bifidobacterium bifidum
  • Bifidobacterium animallis (incluindo a subespécie B. lactis)
  • Bifidobacterium longum
  • Enterococcus faecium

Caracteriza-se como simbiótico a associação entre um ou diferentes tipos de probióticos em conjunto com um ou mais prebiótico, importante associação que contribui para a multiplicação destas bactérias no intestino (3)

probiótico em cápsulas


Conclusão

Existem duas formas de ingerir probióticos em seu plano alimentar: através da ingestão de alimentos naturalmente ricos em probióticos, e a outra, através de suplementos alimentares. Como é recomendado que diariamente seja ingerido uma quantidade adequada dessas bactérias, vale se beneficiar dos dois métodos, pois não é todos os dias que conseguiremos ingerir algum desses alimentos citados no artigo, além do que, o suplemento acaba sendo mais prático em dias corridos.


1- WILKINS, T; SEQUOIA, J. Probiotics for Gastrointestinal Conditions: A Summary of the Evidence. Am Fam Physician. 2017 Aug 1;96(3):170-178.

2- ABRAHAM, B P; QUIGLEY, E M M. Probiotics in Inflammatory Bowel Disease. Gastroenterol Clin North Am. 2017 Dec;46(4):769-782.

3- 3- FLESCH, Aline Gamarra Taborda; POZIOMYCK, Aline Kirjner; DAMIN, Daniel De Carvalho. O uso terapêutico dos simbióticos. ABCD Arq Bras Cir Dig 2014;27(3):206-209



Geórgia Bachi

Geórgia Bachi

Escritor e especialista

A autora Geórgia Bachi é nutricionista registrada no Conselho Regional de Nutricionista, Sistema brasileiro que possui como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas). Bacharel em Nutrição pela Universidade Feevale e Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul, onde estudou sobre as funcionalidades do Whey Protein quanto a redução de peso corporal; e atualmente cursando pós-graduação em Gestão Estratégica.   Possui dois livros publicados: "Dieta com whey protein" e "Nutrição muito além da alimentação", editora Matrix. Rotineiramente participa na elaboração de diversos artigos para revistas e sites sobre alimentação e nutrição esportiva.   Experiência profissional nas áreas: acadêmica, industrial, hospitalar e nutrição social. Atualmente realiza atendimentos clínico com enfoque em esporte e emagrecimento, atuando também como professora universitária. Maiores informações sobre experiencias anteriores no link: https://www.linkedin.com/in/ge%C3%B3rgia-bachi-71ab3448/


Clique aqui Clique aqui e veja todas as ofertas