Nutrição

Conheça as 7 frutas com menos açúcar

É muito importante ter uma boa noção da quantidade de açúcares que estão na fruta, em particular se estiver numa dieta baixa em hidratos de carbono, ou mesmo a fazer um ciclo de carboidratos. Este artigo apresenta 7 frutas com menos açúcar para te ajudar a encontrar o caminho que procura.

As frutas oferecem vários benefícios nutricionais, pois são ricas em micronutrientes como vitaminas e minerais, ou antioxidantes como os polifenóis.

Mas nem tudo são benefícios quando consumidas em quantidade ou horários indevidos. As frutas também possuem açúcares, e algumas em quantidades que não devemos ignorar de forma alguma, em particular se seguimos os tipos de dietas mencionadas anteriormente.

Se você está seguindo uma dieta pobre em carboidratos, o objetivo é levar seu corpo a um estado de cetose, e isso é atingido limitando as fontes energéticas provenientes de açúcares.

A cetose é um estado em que seu corpo escolhe metabolizar a gordura e a proteína como fonte de energia quando não existem carboidratos para tal.

Por regra os carboidratos são limitados a 40g por dia, ou mesmo quantidades inferiores, para evitar assim picos de insulina e assegurarmos que os carboidratos deixem de ser a nossa fonte energética primordial.

Veja abaixo uma lista das 6 frutas com menos açúcar, e assim poderá encaixar fruta no seu plano sem comprometeres a sua dieta.


As frutas com menos açúcar

1) Limão

Os limões são uma das frutas com menos açúcar e calorias que pode ingerir, se não forem a número 1 neste aspecto. Mas também é uma das frutas mais amargas. Com apenas 1g de açúcar por fruta, podes aproveitar esta fruta sem culpa, misturando na água, chás ou na própria comida.

limões

2) Abacate

Com apenas 1g de açúcar, é perfeita para uma dieta baixa em carboidratos. Combina muito bem com saladas ou shakes, e está carregado de gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e ajuda-te a manter os níveis de colesterol.

O abacate é rico em gordura monoinsaturada e contém um nível relativamente alto de compostos lipossolúveis importantes, como vitamina E, β-sitosterol e carotenóides. O consumo de abacate é altamente relacionado aos seus benefícios potenciais (1).

Curiosamente, se pratica ativamente física, o abacate irá contribuir para potencializar os ganhos musculares (hipertrofia) já que fornece os nutrientes suficientes para uma recuperação saudável.

Para além disso, previne o desgaste muscular ao combater os agentes responsáveis pela dor causada pelo treino e envelhecimento das células, devido aos componentes bioativos presentes neste fruto, conforme descrito na tabela 1.

Tabela 1. Os componentes bioativos mais abundantes do abacate.

Categorias Constituintes bioativos Referências
Carotenóides Luteína, β-criptoxantina, zeaxantina, α-caroteno e β-caroteno (Koh et al. , 2004 )
Ácidos graxos Monossaturados (ácidos oléico e palmítico), insaturados (linoleico, palmitoleico e linolênico) (Ozdemir e Topuz, 2004 ; Vekiari et al. , 2004 )
Minerais Cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês e selênio (Dreher e Davenport, 2013)
Fenólicos e compostos polifenólicos Ácidos fenólicos (ácidos hidroxibenzóico e hidrocinâmico), flavonóides (rutina), estilbenos (resveratrol), cumarinas e taninos (ácido tânico) (Golan et al. , 1977 ; Kahn,1983 ; Rodríguez-Carpenaet al. , 2011 )
Fitoesteróis e fitoestanóis β-sitosterol, campesterol, estigmasterol (Moghadasian e Frohlich,1999 ; Dreher e Davenport, 2013 )
Proteínas Asparagina, ácido aspártico, glutamina e ácido glutâmico (Ahmed e Barmore 1980 )
Açúcares de sete carbonos D-mannoheptulose e perseitol (sua forma reduzida de poliol) (Liu et al. , 1999 )
Vitaminas Vitamina A, vitamina B (B1, B2, B3, B5, B6, B12, folato e colina), betaína, vitamina C, vitamina E (α ‐ tocoferol, β ‐ tocoferol, γ ‐ tocoferol, δ ‐ tocoferol) e vitamina K1 (Dreher e Davenport, 2013)

Fonte: Tabeshpour, Razavi e Hosseinzadeh (2017) (2)

3) Ruibarbo

Bastante incomum no Brasil, o ruibarbo certamente não é algo comum na sua dieta. Porém, com apenas 1g de açúcar por talo, caso ache esta iguaria muito popular na Inglaterra, experimente cozinhar um pouco de ruibarbo e comer juntamente com iogurte grego.

4) Framboesas

Estes deliciosos frutos vermelhos são perfeitos para um lanche ou uma sobremesa e são uma poderosa arma para prevenir certos tipos de câncer. Por 100g oferecem-te 6g de fibras e apenas 4g de açúcares.

5) Amoras

As amoras são uma excelente opção, semelhante às framboesas. Cada 100g oferece 5g de fibras e apenas 5g de açúcares.

Além do mais, as amoras são um portento de antioxidantes, zinco, ferro, potássio e magnésio, para além de estarem associadas à prevenção de certos tipos de câncer, contribuir para a memória, saúde dos olhos e do cabelo.

amoras e framboesas

6) Cranberry (oxicoco)

O oxicoco, também conhecido como cranberry (nome em inglês), é um pequeno fruto vermelho que também têm uma pequena quantidade açúcar e ricos em fibra. Cada 100g oferecem cerca de 5g de fibra e apenas 4g de açúcar.

7) Morangos

Os morangos além do sabor inconfundível, são outra excelente opção. Oferecem apenas 8g de carboidratos por cada 100g, das quais 2g são fibras e 5g açúcares.

Como a sua forma nos sugere, são um poderoso agente na prevenção de doenças cardiovasculares, proteger o feto durante a gravidez, regular o trânsito intestina, combater as alergias e asma.


Conclusão

A ingestão de fruta diariamente é uma forma de nos mantermos saudáveis e de fortalecermos o nosso sistema imunitário. Ao escolher frutas com menos açúcar, você poderá usufruir de todos os benefícios de alimentos essenciais sem comprometer os seus objetivos fitness e a sua saúde. Alie o consumo de frutas com o consumo de legumes e vegetais em geral.

Se você estiver fazendo uma dieta muito restrita em carboidratos, a Myprotein te oferece opções de suplementos com extractos de frutas e legumes, como por exemplo o Blend de Superalimentos Verde, com todos os benefícios de frutas e vegetais de uma forma prática, versátil e deliciosa.

15 frutas ricas em ferro

Nutrição

15 frutas ricas em ferro

2018-07-06 12:28:14Por Geórgia Bachi


1- QIN, X; ZHONG, J. A Review of Extraction Techniques for Avocado Oil. J Oleo Sci. 2016 Nov 1;65(11):881-888. Epub 2016 Sep 30.

2 – TABESHPOUR, J; RAZAVI, B. M; HOSSEINZADEH, H. Effects of Avocado (Persea americana) on Metabolic Syndrome: A Comprehensive Systematic Review. Phytother Res. 2017 Jun;31(6):819-837.



Geórgia Bachi

Geórgia Bachi

Escritor e especialista

A autora Geórgia Bachi é nutricionista registrada no Conselho Regional de Nutricionista, Sistema brasileiro que possui como órgão central o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas). Bacharel em Nutrição pela Universidade Feevale e Mestre em Nutrição e Alimentos pela Universidade do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul, onde estudou sobre as funcionalidades do Whey Protein quanto a redução de peso corporal; e atualmente cursando pós-graduação em Gestão Estratégica.   Possui dois livros publicados: "Dieta com whey protein" e "Nutrição muito além da alimentação", editora Matrix. Rotineiramente participa na elaboração de diversos artigos para revistas e sites sobre alimentação e nutrição esportiva.   Experiência profissional nas áreas: acadêmica, industrial, hospitalar e nutrição social. Atualmente realiza atendimentos clínico com enfoque em esporte e emagrecimento, atuando também como professora universitária. Maiores informações sobre experiencias anteriores no link: https://www.linkedin.com/in/ge%C3%B3rgia-bachi-71ab3448/


Clique aqui Clique aqui e veja todas as ofertas